segunda-feira, 24 de junho de 2013

Faça o seu próprio tabuleiro!

Encontrei um site muito legal de como fazer o seu próprio tabuleiro!Confira!
http://www.bdferramentas.com.br/bric/proj/Gamao/Gama.asp
este ensina de como fazer com madeira
Mas se você quiser fazer de outro material, de uma olhadinha neste site: http://costurandocriatividade.blogspot.com.br/2013/02/como-fazer-um-jogo-de-gamao-portatil-em.html
Ele é feito de tecido e é perfeito para levar a qualquer lugar!

Também há um feito de madeira neste site:http://www.ehow.com.br/tabuleiro-gamao-como_25540/
Mas sejam eles de madeira ou tecido, o importante é você se divertir!E se não estiver com tempo para fazer, você pode adquirir online neste site:http://lista.mercadolivre.com.br/lindo-tabuleiro-de-gam%C3%A3o-em

Aproveite o melhor do gamão até mesmo online!http://www.megajogos.com.br/jogosonline/gamao
Gamão Online MegaJogos

Umas poucas dicas sobre o jogo do gamão

Para você poder jogar gamão cada vez melhor, aqui vão algumas dicas que encontrei neste blog: http://www.jogos.antigos.nom.br/gamao.asp
Acompanhe e divirta-se!
  • busque, sempre que possível tomar as casas de n° 5 e/ou 6, de ambos os lados do tabuleiro. Isto garantirá uma vantagem estratégica muito grande;


  • sempre ocupe o maior número de casas possíveis, de modo a atrapalhar o seguimento do jogo do adversário;


  • nem sempre é possível fechar-se uma casa. Por vezes somos obrigados a deixar uma peça sozinha numa casa. Nesta situações prefira deixar sozinha: 1) uma peça a mais de 6 casas de distancia da peça mais próxima do adversário (ele só poderá comer sua peça com uma combinação de resultado dos dados);2) opte por deixar sozinha uma pedra em casa próxima a de início do jogo. Se "comida", o prejuízo será menor;


  • busque colocar suas pedras nas casas de numeração mais baixa do seu lado do tabuleiro, durante a partida. Isso facilitará a retirada das peças no final do jogo. Muitas peças na casa 6 causarão, certamente, atraso na retirada das peças.


domingo, 23 de junho de 2013

Regras Gamão

Introdução
     Esse é um jogo para 2 pessoas; no tabuleiro existem 24 triângulos desenhados que são chamados de pontos; Esses triângulos são de cores alternadas e estão agrupados  em 4 quadrantes  de 6 triângulos cada.Me refiro a esses  quadrantes como tabuleiro externo( Outer Board, em inglês)  e tabuleiro interno
( Home Board, em inglês), conforme a figura abaixo.Os Tabuleiros internos são separados dos tabuleiros internos por uma faixa no centro do tabuleiro denominada Barra( Bar, em inglês).


Objetivo
    O Objetivo do Gamão é mover todas as peças  para  seu tabuleiro interno e, então, fazer a retirada final  de cada uma delas do tabuleiro. O primeiro jogador a retirar todas as sua peças vence.Cada jogador tem um par de dados e um copo para chacoalhar os dados antes de lançá-los Um cubo duplicador, com os números: 2, 4, 8, 16, 32, e 64 em suas faces, é usado para determinar o valor da partida em andamento.A posição das peças é mostrada na figura abaixo:

Duas peças no ponto 24 de cada jogador, 5 em cada ponto 13, 3 em cada ponto 8,  e 5 em cada ponto 6.


Começando
    Cada jogador lança apenas um dado para ver quem consegue "tirar" o maior número, caso os dados apresentem valores iguais, os jogadores devem jogar apenas um dado, cada um de uma vez lança um único dado que é compartilhado entre os jogadores, para ver quem consegue o maior número, e consequentemente  para ver quem começa a jogar.Após esse início especial, os jogadores devem se revesar em turnos, para lançar dois dados cada um.Os números dos dados indicam quantas casas o jogador poderá percorrer na sua vez de jogar.As peças são movidas para frente, caminhando no sentido do seu próprio ponto 24 para seu próprio ponto 1( o ponto mais distante do tabuleiro interno do jogador é o ponto 24 e  esse ponto será o ponto 1 do adversário).A direção em que as peças devem ser movimentadas está representada na figura abaixo:



As Regras(até o momento)
     1. Os números em cada um dos dados, constitui um movimento separado.Como mostra a figura abaixo:
     2.  Uma peça só pode se mover para um ponto livre, que é  um ponto não ocupado por duas ou mais peças do oponente.

     3. O jogador que tirar um duplo joga duas vezes os números mostrados nos dados, ou seja, quando por exemplo, tirarmos 66 nos dados , significa que serão jogados  quatro pulos de 6 casas. O jogador pode mover qualquer combinação de peças para completar os quatro pulos requeridos.
     4. O jogador deve usar a totalidade de ambos os números tirados nos dados se isso for legalmente possível( ou todos os 4 números se tirou um duplo). Quando apenas um dos números for legalmente jogável, o jogador deverá jogar somente esse número.Ma se nem todos os números podem  ser jogados, o jogador deverá escolher o maior dentre os números.Todavia quando nenhum dos números puder ser jogado, o jogador simplesmente passa a sua vez para o adversário e o jogo segue o seu curso normal. No caso dos duplos, se nem todos os 4 números podem ser jogados, o jogador deve jogar o máximo possível deles.

Continuando a jogar
    Quando uma peça está sozinha ela é denominada Blot. Se uma peça adversária tem acesso a esse ponto, a peça solitária que ali se encontra é capturada e colocada na barra. Quando o jogador de uma ou mais peças na barra ele é obrigado a colocar essas peças novamente no jogo através do tabuleiro interno do oponente, mas existe uma regra para fazer a peça regressar ao jogo: a peça deve ser movida para um ponto livre do tabuleiro interno do adversário, correspondente aos números obtidos nos dados. Se caso ocorra o contrário o jogador simplesmente não deve passar a sua vez para o adversário. Se o jogador tem mais de uma peça na barra, e os números não permitem o mesmo colocar as peças novamente no jogo, ele deve entrar com tantas quantas os números dos dados permitem, deixando as demais ainda na barra.Após a entrada da última peça da barra no jogo, qualquer número do dado que não tenha sido usado deve ser esgotado movendo qualquer peça, inclusive as que acabaram de regressar ao jogo. O nome dessas ações respectivamente são: Capturando e Reentrando.
       Uma vez que o jogador tenha  todas a peças ativas  em  seu tabuleiro interno, ele pode realizar a

Retirada Final das suas peças. O jogador retira a sua peça quando os números dos dados que ele lançar corresponderem a posição da peça, permitindo que ele retire definitivamente a peça do tabuleiro. Assim ao tirar 6, o jogador retira uma peça do ponto 6. Se não existem peças no ponto indicado pelo dado, o jogador deve fazer um movimento legal com a peça que se encontre em um ponto de número mias alto  que o indicado pelo dado, o jogador é obrigado a usar seus dados para tentar traze-lo ao seu tabuleiro interno, e não poderá fazer retiradas até que consiga trazer a peça capturada  de volta ao ponto. O primeiro jogador a retirar todas a peças vence a partida.
   
Outra Jogada
  Cada partida do Gamão ao ser iniciada está valendo 1 ponto.Mas ao decorrer da partida o jogador pode propor que o valor da partida dobre em relação ao seu valor inicial , quando o jogador faz isso dizemos que ele dobrou. O jogador só pode fazer isso quando for a sua vez de jogar, e deve ser antes de lançar os dados. Todavia se o adversário do jogador que propôs a dobra, mudar de ideia o jogador que propôs a dobra ganha um ponto em outra partida e a partida atual é encerrada.Mas se ele aceitar a dobra tudo ocorrerá  normalmente e a partida está valendo o dobro. O jogador que aceitou o dobre o dono do cubo duplicador, e somente ele poderá propor o dobre na partida em andamento Subsequentes dobres na mesma partida são chamados de redobres. Se um jogador recusa um redobre, seu oponente ganha os pontos que a partida estava valendo antes do redobre recusado. Se o redobre é aceito, o jogador que aceitou o redobre passa a ser o novo dono do cubo duplicador e a partida continua normalmente, porém, valendo o dobro do valor anterior ao redobre aceito. Não há limites para o número de redobres que poderão ser feitos em uma partida.
   
Finalizando o jogo
     Terminada a partida, se o jogador perdedor conseguir fazer a retirada final de pelo menos uma das peças,o vencedor ganhará somente o valor do cubo duplicador.No entanto, se o perdedor não fez a retirada final de nenhum de suas peças ,ele terá perdido de gamão. Nesse caso, o vencedor receberá o dobro dos pontos mostrados pelo cubo duplicador. Ou, ainda pior, se o perdedor não retirou nenhum de suas peças.E ainda tem peças na barra ou no tabuleiro interno do vencedor, a derrota será de backgammon, dando, ao vencedor, o triplo do valor mostrado pelo cubo duplicador. 
     



como eu venço afinal?

Vencedor
O jogo termina quando um dos jogadores tirar do tabuleiro sua última peça. Ele vence por 1 ponto. Se o perdedor não tiver conseguido tirar nenhuma peça do tabuleiro, a derrota conta em dobro, valendo 2 pontos. Se o perdedor não tiver conseguido tirar nenhuma peça do tabuleiro e ainda por cima tiver uma peça fora do jogo ou na metade do vencedor, a vitória vale 3 pontos.






 Variante
Os profissionais de gamão, especialmente nos EUA, jogam gamão com a possibilidade de apostar pontos, conceito introduzido pela primeira vez em 1925 por um americano.
A qualquer momento do jogo, um jogador pode propor a dobra dos pontos em disputa. O adversário pode aceitar a proposta ou então perde a partida pelos pontos que estavam sendo disputados (não pelo dobro). Em geral quem propõe a dobra é o jogador que está com a melhor posição.
No decorrer da partida, se o outro jogador (não o que propôs a dobra) quiser propor uma dobra de pontos, ele pode. Desse modo, um jogo pode chegar a valer 4 vezes os pontos iniciais, 8 vezes, 16 vezes, etc. Mas não é permitido que o mesmo jogador que propôs o dobro, proponha o dobro na sequência. É necessário que as propostas surjam alternadamente.

Ops, não erre na hora de arrumar!

Não adianta saber jogar se sem querer erra na hora de arrumar o tabuleiro...então olhe bem a imagem e divirta-se!
PREPARAÇÃO
Arrume as peças de acordo com a posição indicada na figura.

Muito bem, todos querem jogar, mas, quem começa?????

Antes de iniciar a movimentação das peças é preciso definir o primeiro jogador a efetuar uma jogada. Para definir o primeiro jogador, cada um dos jogadores deve lançar 1 dos seus dados. Aquele que obtiver o maior valor será o primeiro a jogar. Quando os dados saem com os valores iguais (dobrados) cada jogador deve lançar novamente o dado. O valor dos dados para efetuar a primeira jogada é igual ao valor dos dados lançados para definir o primeiro a jogar.

Exemplo: Jogador A lança um dado e obtém o valor 5; jogador B lança um dado e obtém o valor 5 também (os valores foram dobrados); jogador A lança novamente um dado e obtém agora o valor 4; jogador B lança um dado e obtém o valor 6; jogador B será o primeiro a jogar com os valores dos dados 4 (valor do dado do jogador A) e 6 (valor do dado do jogador B).
Fonte:http://www.megajogos.com.br/jogosonline/gamao/regras
imagem:http://rosasdadra-d.blogspot.com.br/2013/02/lancar-os-dados.html

Resumindooooooo

O jogo de gamão é um tradicional jogo de corrida, onde o vencedor é aquele que consegue retirar todas as suas peças do tabuleiro primeiro.
Para jogar Gamão, são nesessários 2 participantes, um tabuleiro com 24 casas triangulares agrupadas de 6 em 6 e divididas em 4 partes. Cada jogador é representado por uma cor, branca ou preta, e possui 15 peças, como também controla 2 dados de 6 faces para realizar suas jogadas.


Material:

  • Jogadores: 2;
  • Peças: 15 pretas, 15 brancas;
  • Tabuleiro: 24 casas de cores intercaladas agrupadas de 6 em 6 e divididas em 4 partes;
  • Objetivo: Retirar todas as peças do tabuleiro antes do adversário.

Aprenda por Videos!

Não sei vocês, mas eu adoro videos onde posso aprender mais coisas....no caso, como se trata de gamão, encontrei a triologia de videos de um jogador de gamão que ensina passo a passo como se jogar, CONFIRA!:
Primeiro os elementos: http://www.youtube.com/watch?v=Q9YNU2GNOow
Depois os exemplos:http://www.youtube.com/watch?v=xUc44wMF_T0
E agora sabe jogar!http://www.youtube.com/watch?v=AJNuvkpZYOU
E pra quem gosta de umas apostas....http://www.youtube.com/watch?v=fnTRummR2t8

Todo jogo tem suas regras!

Como sabemos, todo jogo tem suas regras, aquilo que pode, não pode e aquilo que torna o jogo justo e agradável, então lá vai as regras do Gamão

Início do Jogo
No início do jogo, as peças são colocadas da seguinte forma:
- Avançar uma peça 4 casas e depois outra peça 2 casas.
- Avançar a mesma peça 2 e depois 4 casas.
- Avançar a mesma peça 4 e depois 2 casas.
- uma casa ocupada por uma ou várias peças da sua cor.
- uma casa ocupada por uma única peça adversária.

No início da partida, lança um só dado ao mesmo tempo que o seu adversário. O jogador cujo o dado tiver mais pontos começa a jogar, devendo utilizar os 2 dados para avançar. No caso dos dados apresentarem o mesmo valor, cada um dos dois jogadores deve lançar de novo o seu dado.

Movimentar as suas peças
Os jogadores lançam alternadamente os seus 2 dados e movimentam uma ou mais peças no número de casas equivalente ao valor apresentado de cada um dos dois dados. Por exemplo, se os dados indicarem 2 e 4, tem as seguintes opções:
- Avançar uma peça 2 casas e depois outra peça 4 casas.
Atenção! Se movimentar apenas uma peça, não pode movimentar a peça directamente 6 casas. Deve obrigatoriamente efectuar o deslocamento em 2 vezes: 4 casas e depois 2 ou 2 casas e depois 4.
Caso o valor de ambos os dados lançados for o mesmo (ex: 3 e 3), deve avançar duas vezes o valor total dos dados. Portanto se os valores dos dados forem 3-3 pode movimentar 4 vezes as suas peças 3 casas.
Casa Fechada
Para que a movimentação seja possível a casa de chegada não pode estar fechada. Uma casa de chegada está fechada quando é ocupada por 2 peças ou mais do adversário.
Pode movimentar livremente as suas peças para:
- uma casa vazia.
Capturar uma peça
Poderá capturar (comer) uma peça adversária ao movimentar a sua peça para uma casa ocupada por uma única peça adversária. Esta peça é então posta temporariamente fora de jogo e é colocada no meio do tabuleiro sobre a barra.
Recolocar as peças no tabuleiro
Se tiver uma ou mais peças na barra deverá colocá-las em jogo antes de poder movimentar o resto das suas peças. Para recolocar uma peça no tabuleiro, o valor dos dados deve permitir o alcance de uma casa de chegada que não esteja fechada. Uma peça sobre a barra retorna ao jogo no quadrante interior do seu adversário.
Se o resultado dos seus dados apenas permitir alcançar casas fechadas, não pode avançar. Passa então a vez e deve esperar até à sua próxima vez para tentar entrar novamente no jogo.
Retirar as suas peças
Apenas pode retirar as suas peças quando tiver todas as suas peças dentro do seu quadrante interior (bear off).
A saída de uma peça do jogo é definitiva. Caso uma das suas peças seja conquistada enquanto começava a retirar as suas peças do jogo, não poderá retirar mais nenhuma até que a sua peça na barra regresse ao seu quadrante interior.

Mas afinal, qual o objetivo do jogo?

O Gamão é um jogo de tabuleiro para dois jogadores.


O tabuleiro de Gamão tem 24 triângulos chamados casas ou pontos. Cada conjunto de seis triângulos adjacentes constitui um quadrante. As casas de 1 a 6 constituem o quadrante interior ou o home board. As casas de 7 a 12 constituem o quadrante exterior ou o outer board.
Cada jogador começa a partida com 15 peças, 2 dados, 1 copo e um dado especial chamado “Dado de Apostas”. Os jogadores deslocam as suas peças sobre o tabuleiro de acordo com o resultado dos dados lançados.
Para ganhar, deve trazer todas as suas peças para o seu campo (o seu quadrante interior) e depois retirá-las do tabuleiro. As peças movimentam-se no sentido dos ponteiros do relógio. Vencerá a partida o primeiro jogador que conseguir retirar as suas 15 peças.

A historia dos componentes

Agora vamos ver um pouco sobre a histoia DOS COMPONETES!

Os componetes do gamão também tem sua historia,uma lenda indiana afirma que o jogo teria sido inventado por um sábio de nome Caflan, e teria a seguinte simbologia: 


  • 24 flechas que simbolizariam as horas do dia; 
  • 12 flechas de cada lado do tabuleiro, representando os 12 meses do ano e os signos do zodíaco; 
  • 30 peças para os 30 dias do mês; 
  • dois dados representando o dia e a noite e 7 (soma dos valores opostos de cada face de um dado) representando os dias da semana.
é muito interessante observar estes relatos, pois verdadeiros ou não, tem sua simbologia.
Caso queira saber mais, olhe neste link:http://www.jogos.antigos.nom.br/gamao.asp

Mas por que deste nome?

Gamão é uma palavra de origem incerta e controversa. Alguns autores, contudo, da língua inglesa, defendem que o termo derive das palavras galesa "bac" (ou bach) e "gammon" (ou cammaun) - que pode ser traduzida para batalha, esta última. Oswald Jacoby e John R. Crawford, autores de The Backgammon Book, defendem que a palavra deriva do inglês antigo, derivando da junção dos vocábulos "baec" ("costas") e "gamen" ("jogo"), significando "jogo da volta".

Uma hipótese bastante provável para a origem do nome em inglês seja decorrente do fato de que os tabuleiros do gamão comumente serem colocados no verso do de xadrez - daí o termo backgammon (ou back gammon, como se grafava) significar nada mais do que "o jogo do verso [do tabuleiro]" - ou the game on the back, no original.
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Gam%C3%A3o

Antes de tudo, onde tudo começou....

Segundo alguns historiadores, teria sido achado um tabuleiro de gamão na tumba de Tutankamon. Porém esta afirmação parece-me não ser verdadeira. Até onde eu pude pesquisar e descobrir, o que se encontrou na tumba do Faraó foi um tabuleiro de "Senat", um jogo aparentado do gamão, e que teria sido seu antecessor...
O Gamão é um dos mais antigos jogos de tabuleiro praticados até o presente, e pode ser remetido ao antigo jogo da tabula, que aparece num epigrama do imperador bizantino Zenão (476-481 AD)


Os antigos egípcios jogavam um jogo chamado Senet, que se assemelhava backgammon(gamão),com movimentos controlados pelo lançamento de dados. O Jogo Real de Ur, jogado na antiga Mesopotâmia, é um ancestral mais provável de jogos modernos de tabuleiros. Escavações recentes em Shahr-i Sokhta ("Cidade Queimada") na Pérsia (atual Irã) mostrou que existia um jogo semelhante há cerca de 3000 aC. Os artefatos incluem dois dados e 60 peças, e o conjunto é acreditado para ser de 100 a 200 anos mais velho que o grupo encontrado em Ur.

Os antigos romanos possuíam um número de jogos com semelhanças impressionantes com o gamão. O Ludus duodecim scriptorum ("jogo das doze linhas") usava uma placa com três fileiras de 12 pontos cada, e as peças eram movidos em todas as três linhas, de acordo com o resultado dos dados. Textos não muito específicos sobre o jogo sobreviveram. A Tabula, que significa "mesa" ou "tabuleiro", era semelhante ao gamão moderno, em que uma placa com 24 pontos foi usado, e o objetivo do jogo era ser o primeiro a retirar suas peças. Três dados eram usados ​​em vez de dois, e peças adversárias moviam-se em direções opostas.
No Shahnameh, do século XI, o poeta persa Ferdowsi credita a Borzūya a invenção do narde, no século VI. Ele descreve um encontro entre Borzūya durante uma visita do Rajá da Índia. O Rajá apresenta-lhe o jogo de xadrez, e Borzūya demonstra narde, jogado com dados feitos de marfim e teca.
O jeux de tables, antecessor do gamão moderno, apareceu pela primeira vez na França durante o século XI e se tornou um passatempo frequente para os nobres. Em 1254, Luís IX de França emitiu um decreto proibindo os funcionários de sua corte e súditos de jogá-lo.
Embora seja mais conhecido por sua ampla digressão sobre o xadrez, o manuscrito Libro de los juegos, de Afonso X, concluído em 1283, descreve regras para o lançamento de dados e jogos de tabuleiro.Por volta do século XVII, jogos de mesa tinham se espalhado para a Suécia. Uma placa de madeira e peças foram recuperados dos destroços do navio real "Vasa Regalskeppet" entre os pertences dos oficiais do navio.

Edmond Hoyle publicou um Breve Tratado Sobre o Jogo de Gamão, em 1743. Descritas neste livro, as regras do jogo são bastante semelhantes às praticadas até o presente.
Ficheiro:Hoyle-backgammon.png

Traduzida obra era basicamente a seguinte:
A "leis do gamão", segundo Hoyle:
  • Se o jogador tocar numa peça ela deve ser movida, se possível; se for impossível uma jogada, não há penalidade.
  • Um jogador não conclui sua jogada até que coloque sua peça num ponto e a deixe lá.
  • Se o jogador deixa uma peça esquecida fora do jogo, não há penalidade.
  •  Se o jogador move qualquer número de peças antes de entrar uma peça capturada, ele pode retornar esta peça mais tarde.
  • Se o jogador se enganou na sua movimentação, e o adversário já tiver lançado os dados, não há qualquer chance de o jogador alterar o erro, a menos que ambos concordem em permiti-lo.
  •  Se um dos dados ficar "inclinado", i.e., não ficarem completamente pousados no tabuleiro, um novo lançamento é imperativo.