Vencedor
O jogo termina quando um dos jogadores tirar do tabuleiro
sua última peça. Ele vence por 1 ponto. Se o perdedor não tiver conseguido
tirar nenhuma peça do tabuleiro, a derrota conta em dobro, valendo 2 pontos. Se
o perdedor não tiver conseguido tirar nenhuma peça do tabuleiro e ainda por
cima tiver uma peça fora do jogo ou na metade do vencedor, a vitória vale 3
pontos.
Variante
Os profissionais de gamão, especialmente nos EUA, jogam
gamão com a possibilidade de apostar pontos, conceito introduzido pela primeira
vez em 1925 por um americano.
A qualquer momento do jogo, um jogador pode propor a dobra
dos pontos em disputa. O adversário pode aceitar a proposta ou então perde a
partida pelos pontos que estavam sendo disputados (não pelo dobro). Em geral
quem propõe a dobra é o jogador que está com a melhor posição.
No decorrer da partida, se o outro jogador (não o que propôs
a dobra) quiser propor uma dobra de pontos, ele pode. Desse modo, um jogo pode
chegar a valer 4 vezes os pontos iniciais, 8 vezes, 16 vezes, etc. Mas não é
permitido que o mesmo jogador que propôs o dobro, proponha o dobro na
sequência. É necessário que as propostas surjam alternadamente.
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